1 de abril de 2011

A luta continua ....


Se você procura alguém para ouvir suas tristezas ou lamentações, está no local errado. Aqui celebro uma vitória, uma conquista, apesar do ALZHEIMER.
Essa postagem é dedicada a minha irmã Socorro que lutou contra o AlZHEIMER durante 8 anos. Pelo que conversei com geriatras e psicólogos, a fase mais difícil é quando a pessoa começa a ter pequenos lapsos de memória, apatia e percebe a apreensão da família.É muito difícil mesmo.Como cuidadora-irmã procurei ajuda com especialistas da área que me deram um forte suporte para a aceitação.Aprenda a conviver com o conflito sem tanto sofrimento, a ver o mundo sob novas cores enquanto ainda se pode partilhar essas cores.
Cuidar não é apenas manter vivo, é manter dignamente, amorosamente, alegremente viva uma pessoa que nos ama tanto.
Ela precisa do seu sorriso, do seu carinho, da sua aceitação mesmo que tudo lhe pareça difícil, lembre-se: a sua tristeza só complica tudo.Venha discutir a vida, essa benção de Deus que se deve agradecer com um gesto, um olhar, uma palavra, enquanto é tempo, mesmo que nada disso faça sentido para você agora.No caso de minha irmã, eu sabia que ela só ia regredir, então eu comecei a viver o mundo dela. Deixei-me ficar na pouca memória que ainda lhe restava e fui acompanhando todas as fases.Estou com você nessa luta porque jurei que ia trabalhar como voluntária.
Fátima Bitu

5 comentários:

  1. Com essa demonstração de amor e carinho você só diz ao mundo mais uma vez para que veio...
    Beijos Fafá...

    ResponderExcluir
  2. Klébia, acho que amadureci muito depois de tudo que passei com Socorro. Ela era meu porto seguro, nunca assumi a minha casa de verdade, era ela que cuidava de tudo e com muito carinho. Daí o impacto quando me vi diante dela perdendo o raciocínio pouco a pouco e eu precisei assumir as responsabilidades da casa, tomar conta dela e ainda contratar uma cuidadora.Foi a parte mais difícil: nunca havia sido patroa, até então eu era a professora que passava 6 horas no trabalho e depois era só chegar em casa e curtir minha vida: ler, navegar,sair, viajar, tout quoi! Quando a geriatra me passou o diagnóstico me faltou chão. Lembro que ela falou assim: " DEUS NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS, CAPACITA OS ESCOLHIDOS". Só hoje posso entender o que ela queria me dizer.

    ResponderExcluir
  3. Que "DEUS NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS, CAPACITA OS ESCOLHIDOS" é uma verdade. Portanto, registrarei um dos poemas criado pela humilde amiga que te fala. Algumas palavras dedicada à MULHER que de acordo com o BLOG afirma: VIM, VI e VENCI.

    O QUE SERIA DE MIM?
    O que seria de mim:
    se não fosse a força
    dos seus propósitos,
    as páginas do meu caderno;
    o silêncio do meu AP;
    E o incentivo para escrever?

    O que seria de mim:
    sem a eficácio do teu saber;
    a paciência em me ouvir;
    a certeza do teu carinho;
    a magia de tuas palavras
    e a esperteza acabrunhada?

    O que seria de mim:
    faltando tua coragem;
    rejeitando minha audácia
    fugindo sorrateramente,
    evitando me entender,
    com as palavras a deslizar?

    AH! O que faria eu
    com a falta da Flor de Liz
    que sumiria na calada da noite
    velejando de mar adentro;
    enquanto escreveria na areia branca
    esperando teu regressar?!!!

    Com meu abraço: Fideralina.

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as palavras de MUNDIM DO VALE: vc escreve muito bem, páre com essa timidez. Fiquei muito emocionada com o poema e sei que foi feito de coração.Estou orgulhosa e ajudo porque gosto muito de vc.Abraço amigo,
    Fátima Bitu

    ResponderExcluir