19 de novembro de 2011


Certa vez Maria de Lourdes Sobreira ia para o Sanharol, quando chegou na cabeça da ladeira de Pedro Beca, avistou uma rodia de cobra cascavel pronta para o ataque. Muito assustada, Maria desceu a ladeira mais ligeiro do que notícia de separação de casal. Quando chegou no pé da ladeira, encontrou Zé Terto com um landuá na mão. Muito cansada Maria pediu:
- Zé Terto meu fí, me faça um favor!
- Qualo?
- Vá lá no aceiro daquela cerca e mate uma cobra que tem lá.
- É pra já!
Terto pegou uma vara da cerca e foi até o local mas não teve coragem de encarar a cobra. A cascavel jogou o bote, ele soltou o pau e correu muito mais rápido do que Maria tinha corrido.
Maria não gostou da covardia do seu salvador e começou logo a fazer ofensas:
- Deixa de ser mole, nêgo frouxo. Tu queria era sentar na cobra? Parece que não é ome?
- Êpa! Num venha me isculambar não. Eu sou preto mais sou ome. Quer saber se eu num sou ome? Arrepare aqui.
Dizendo aquilo, ele arreou o calção e balançou as coisas. Foi nessa hora que ela viu a coisa preta. Depois daquela cena Maria saiu indignada e foi fazer queixa a Antônio Costa, que era o delegado civil de Várzea Alegre.
O delegado mandou que um soldado fosse buscar o suspeito para ser interrogado. Quando Zé Terto chegou o delegado fez a inquirição:
- Zé Terto eu tenho uma denúncia muito grave contra a sua pessoa. Foi verdade que você mostrou o “ Dito cujo “ a Maria de Lourdes?
- Foi divera Seu Toim! Mais foi pruque ela me isculambou, me chamou de nego frouxo e dixe qui eu num era ome, aí eu amostrei, qui era prumode provar qui sou ome.
- Pois eu vou lhe dá cinco dias de xadrez!
Depois da prisão. Borboleta que era amigo do preso, saiu correndo e foi até a ANCAR para contar a Nicácia, que era irmã adotiva de Zé Terto. Nicácia saiu a procura de Antônio Costa e quando o encontrou perguntou:
- Seu Toim! O que foi que Zé Terto fez para o Senhor botar ele na cadeia?
- ELE MOSTROU O PAU E NÃO MATOU A COBRA.

2 comentários:

  1. O títuo é: MOSTROU O PAU E NÃO MATOU A COBRA.

    Por Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  2. Gostei Raimundim. O "Pau" comeu foi nas costas de Zé Terto, coitado. Maria de Lourdes Sobreira
    trabalhou comigo pela Empresa de Zé Carvalho. Falava o que lhe vinha na mente. Gente boa, entretanto.

    ResponderExcluir