15 de dezembro de 2011

GRIGORO VEI - Por João Bitu

GRIGORO VEI
( Autor desconhecido. Conto matuto enviado por Adálio de Major Agostinho da Cheirosa para Pompilio e Zé Bitu nas Carnaúbas).
Tava no meu amado sucego , quando contemprei os astro e dixe: - Será que tão bulindo cá Pólica sem encalcá GRIGORO VEI na dança? No sufragante que eu dixisso, chegou CILIRO E BASTÀO dois cabra bom e dixero - Grigoro Veio, sabe que qui tá pra cuntecê ?
Sei não, vá me dizendo.
- O Partido Liberá tá pra subir e os casacudos tão bulino na mesa dos Menestré!
Nisso entrei na minha Tosca, vistí meu terno de casimira azul da boa, carcei meus bruziquins que tava novim espeiando e impurrei pro Ricife.
No camin bibí dois vintém da branquinha pra limpar a vista e contemprá as idéa. Na entrada da cidade a Banda do Croatá vinha tocando um drobado que fazia cortar as corda de um coração. Aí eu empurrei pro Triato Santa Isabé, cheguei lá o porteiro dixe:
- Aquí só entra cum o biete, eu já vinha ervado, metí dois dedo no bolso do colete comprei o biete e entrei.
Ah! Isso era uma coisa decente, todo forrado de tapete de citim, o sete estrela dum lado o Cruzeiro do Sul do outro e mais na frente apareceu uma moça cum vestido de seda verde, uns arrifique dum lado, um superlafique do outro.
eu me alembrei das pastorinha do meu sertão e gritei:
- Arriba Yayá! Pra queu dixisso?! O guarda lá de riba deu um psiu e eu gritei, psiu na minha terra é pra cabra severgõe e ladrão de cavalo. Aí ele tacou –me a bengala na testa que levantou um galo do tamãe dum cuscús de meia pataca.
foi briga pra mais de seis mi pessoa, era cadeira pro riba , trepeça pro baixo. E Nisso eu ouví dizer, mataro o chefe de Poliça! Sessenta praça me cercou. RA, RA, RA derrubei tudo dum rasteiro, dei um margui de seis légua e fui sair em Olimpa.
Cheguei lá eu fui convidado para assistir a festa de casamento da fia do buticaro cum o fio do sacristão. E lá preguntaro:
- Quem sabe tocar modinha? Respondero tudo por uma boca só. Grigoro Veio! E eu dixe, eu sei mermo. Entonce, eu fui discutir Latim cum professorzinho que tinha lá. Ele dixe: Mecí Mamá, Mecí Bocú, meu óculos são de vrido! E eu dixe:
- Mecí Bocú , Mecí Mamá minha malota pesa sete quilo. Ele tacou-me o violinho na testa que ficou só cum o colarinho na mão. Isso foi outra briga feia. Aí eu dei outro margui de treis légua e fui sair em casa. Cheguei lá, armei minha rede no arpendre, botei vara e meia de fumo no cachimbo, dei um balanço de légua e meia e dixe: GRIGORO VEI NUNCA MAIS SE IMPORTA CUM PULIÇA!...
*************************************************************
(Fonte Adálio de Major Agostinho)
Postado por João Bitu

Um comentário:

  1. É...

    João, João:

    Onde é que tu tá arranjando essas coisas de linguagem tão chafurdada?

    Não entendi nadica de nada. E não era para entender mesmo, pois não conheci os home da histora, mas que é uma jóia de conto, ah isso é!

    O caba sai pelo mundo, arranjando encrenca e quando o fuá tá feito, vorta pra pitar se balançando na rede de casa como se nada tivesse acontecido. Vôôôte!

    Abraços do Cratinho doce

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir