8 de dezembro de 2011

GUERRA E PAZ SEGUNDO ZÉ LIMEIRA

Se o poeta Zé Limeira
Vivesse ainda na terra
Lá da serra de Teixeira
Falava assim sobre a guerra:
- Sou guerreiro do improviso,
Mas a arma que preciso
É somente a minha mente.
Um atentado perverso,
Não cabe nesse meu verso
Nem inspira meu repente.

Eu pego a Ilha Malvina
E corto no meio da terra
Dou metade a Argentina
E o resto a Inglaterra.
No lugar que foi a luta,
Vou fazer uma disputa
De par ou ímpar e porrinha.
Convido pra maratona,
Cavalo e o Maradona
Para jogar com a rainha.

O Vietinã se cala
Comendo baião de dois,
No lugar que caiu bala
Eu mando plantar arroz.
A América eu vou dizer,
Pra nunca mais se meter
No que não lhe diz respeito.
Quem invade a terra alheia,
Merece uma mão de peia
Por invasão de direito.

Bin Laden eu desentocada
Como quem puxa tatu,
Porém eu não entregava
Pra evitar sururu.
Cortava barba e cabelo,
Colocava num camelo
Com o Bush na garupa.
O árabe na dianteira,
O tio Sam na traseira
Para dividir a culpa.

Pegava Sadan Hussen
Trazia pro Vaticano,
Mandava fazer o bem
Que nem padre Franciscano.
Entre o Iran e o Irac
Tinha explosão só de traque
Como festa da São João.
Arma lá, nem baladeira,
Igual aqui em Teixeira
Que ninguém vê um canhão.

As mulheres de Israel
Podiam mostrar cintura,
Tinham que tirar o véu
Para expor a formosura.
Usavam só saia e blusa,
Como nordestina usa
Caminhando pela rua.
Tinha que acabar o harém,
Ninguém mandava em ninguém
Cada homem tinha a sua.

Eu fazia a brincadeira
Do azul e encarnado,
Que nem aqui no Teixeira
Nas quermesses do passado.
O azul era o oriente,
O encarnado o ocidente
E o juiz um latino.
Com o dinheiro apurado,
Eu construía um estado
Para o povo palestino.

Aqui rimou Zé Limeira
Poeta do absurdo,
Sou matuto de Teixeira
Mas não sou cego e nem surdo.
Limeira sabe que a guerra,
É como questão de terra
Que só serve pra matar.
A guerra traz o terror,
E só tem um vencedor
Se ela nunca começar.

Mundim do Vale
Várzea Alegre - Ceará

Dedicado ao poeta João Bitu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário