10 de dezembro de 2011

MENSAGEM DOMINICAL DE FÉ - Por Fátima Bitu

O QUE SIGNIFICA JEJUAR

Desde o princípio que a Bíblia, em muitos dos seus capítulos cita as palavras: Jejum, Jejuar, e suas derivações, sem maiores detalhes, e como o leitor não está preparado, ou não se esforça para entendê-la, além de não encontrar o que busca, fica ainda mais embaralhado e se liga no primeiro texto que lhe convém. Daí resultando erros consagrados de muitas interpretações dos textos Bíblicos. E esses erros de interpretação, nos fez perder por séculos ou milênios, a verdadeira mensagem que Deus em sua infinita bondade, desejava nos transmitir.

JEJUAR pode ser: abster-se temporariamente do alimento necessário à vida, ou privar-se de alguma coisa. Essa abstenção ou privação para obter mérito, o praticante precisa associar intenção e vontade de ajudar.

No caso do jejum, deixar de alimentar-se espontaneamente, sem destinar sua refeição a um necessitado, não é jejuar. Não há mérito algum em suspender a própria alimentação, com o propósito de agradar a Deus. Some-se a isto o fato de que após o jejum a alimentação é quase um banquete.

No cristianismo, há dois mandamentos fundamentais que são o sustentáculo da nossa religiosidade: I - "Amar a Deus sobre todas as coisas" II - "Amar ao próximo como a nós mesmos" e Jesus ainda desdobrou este último ensinando: "Fazei ao próximo tudo que gostarias que te fizessem".

Acreditamos que no princípio, quando os profetas mencionavam o jejum, e quando Jesus e os apóstolos falavam ou aconselhavam essa prática, havia um objetivo com maior alcance. Essa abstenção ou privação devia de fato resultar em benefício de alguém ou de alguma causa que saneasse dificuldades pessoais ou coletivas, ou ainda como agradecimento a Deus por graças recebidas.

A própria Bíblia ensina que jejuar, não é somente se abster de alimento. Há muitas formas de jejuar, e resultaria em grande e benéfico exercício quando praticado, não obrigatoriamente no período quaresmal, mas em qualquer dia.

Entendemos que jejuar é abster-se, é privar-se de algo em benefício de alguém. Que tal se de vez em quando jejuássemos de uma forma diferente e bem mais produtiva?

Experimente por um dia, e quando decidir, Nesse dia o seu jejum será tomar as seguintes atitudes: (Opte por um ou mais itens)

Não julgue as pessoas, olhar para elas como irmãos e não como inimigos;
Não seja ingrato com aqueles que fazem o possível para te agradar;
Não seja pessimista, pois sabemos que o sol nasce para todos;
Não use de má fé contra as pessoas, principalmente os oprimidos;
Não provoque espontaneamente a ira dos outros, não tecer intrigas;
Não se queixe nem se lamentar, Deus não te esqueceu;
Não trame em pensamentos (sabemos que este é difícil, mas não é impossível);
Não seja desagradável, usando palavras mesquinhas e agressivas;
Não deixe de Respeitar a dor alheia;
Não use de excessiva preocupação. Tudo Deus proverá no seu devido tempo.

E finalmente, também nesse dia, ache um tempinho para conviver com a família: Pai; Mãe; Irmãos; Tios e demais membros achegados. As pessoas levam o trabalho tão a sério, que às vezes transformam seu lar apenas em um refeitório ou pousada. Não vêem e não acompanham ali as dificuldades do cônjuge na sua luta diária. Alguns pais nem percebem o quanto os filhos dariam para ter um dedo de prosa com eles, para lhes contar do seu progresso na escola, do primeiro amor e dos seus temores e decepções.

Nossa compreensão pessoal sobre o jejum é bem diferente dos conceitos tradicionais. Acreditamos que esta é a forma de jejuar que o Criador desejaria que praticássemos. Assim exercitaríamos nossa mente em direção de um objetivo maior, e qualquer que seja, deve ser benigno. A prática nos levará a purificação da alma que assim poderá elevar o seu pensamento a Deus.

O ato de jejuar é uma grande prece. Deve-se, portanto, orar sempre pelo próximo, e agradecer mais do que pedir. Quanto mais desprendimento na oração, mais a criatura se aproximará do Criador.

A mais perfeita descrição bíblica sobre o jejum, está em Isaías capítulo 58, versículos 6... Que diz textualmente:

"Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo. É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante".

... E o Senhor continua: "SE expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações"; Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda. Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! SE expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações."

Do livro "Gotas de Amor" Escrito e enviado por Vicente Almeida

TENHA UM ÓTIMO DOMINGO .

5 comentários:

  1. Vicente,
    Belíssima reflexão dominical. Li, reli, ponderei e refleti no item:
    Não deixar de Respeitar a dor alheia.
    Tenha um ótimo domingo,
    Fátima

    ResponderExcluir
  2. É...

    Fátima:

    Você optou por uma magnífica reflexão.

    Muitas pessoas chegam para visitar um enfermo, e começam a falar de igual enfermidade em outras pessoas, das próprias, ou pedem ao enfermo que conte tudo como começou. Esta conduta torna a visita quase indesejável. Ela não está levando paz ao doente.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Vicente, dessa maneira não se leva paz ao doente. Ele precisa ser respeitado naquele momento difícil se a pessoa toca no assunto vai se tornar indesejável.Quando eu estava engessada (foram 3 meses numa cama totalmente dependente)meus irmãos levavam os amigos e as namoradas á noite, ouvia-se música e acabava sendo divertido. Isso era na casa de João Bitu. Eles sabiam que eu estava saudosa de meus pais e de Zezê que na época ainda moravam em Várzea Alegre. Não esqueço nunca dessa época. Abraço Fafá

    ResponderExcluir
  4. Muito importante é jejuar sempre e a qualquer dia com o objetivo de agradar a Deus, abstendo-nos de hábitos e costumes e com nossos corações inteiramente voltados para o próximo em solidariedade e amor.
    Conscientizemo-nos de que o Sol nasceu para todo.
    Um bom domingo para todos,
    João Bitu

    ResponderExcluir
  5. Vicente,

    Meu item para hoje:
    Não use de excessiva preocupação. Tudo Deus proverá no seu devido tempo.

    Meu irmão João Bitu,

    Realmente devemos nos conscientizar que o Sol nasceu para todos, um bom domingo,
    Fafá

    ResponderExcluir